Clique abaixo para abrir o Caderno de Resumos

CADERNO DE RESUMOS - VII SEMANA DE HISTÓRIA - UVA


“Ensinar historia requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços. Requer do professor interrogações sobre a natureza, a origem e o lugar ocupado por esses diferentes saberes, que norteiam e asseguram sua prática em sala de aula. (...) São os saberes das disciplinas, os curriculares, os profissionais e os saberes da experiência (...) os saberes da vivencia dos alunos, da mídia, dos espaços de trabalho e lazer, dos espaços religiosos...” (Fonseca, 2003, p 118)


1. APRESENTAÇÃO:

A VII SEMANA DE HISTORIA é uma realização do Curso de Historia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e trás como tema: O ENSINO DE HISTÓRIA EM DEBATE.
Será um espaço interinstitucional e interdisciplinar de debates entre Universidade, Escola e Sociedade sobre Ensino, política educacional e Formação de Professores de Historia, diante da necessidade de efetivarmos um Laboratório que discuta permanentemente sobre práticas docentes e discentes, cultura escolar e políticas educacionais, notadamente as propostas governamentais que têm caracterizado a Reforma Educacional implementada após o Regime Militar no Brasil, a partir da década de 1980/XX, marcada pela publicação da Lei de Diretrizes e Bases do Ensino em 1996.
Consideramos urgente promovermos debates sobre esses temas, diante de uma sociedade cada vez mais complexa, imersa em um mundo considerado globalizado em termos de informações e comunicações, porém, absolutamente segmentado no tocante a divisão dos bens produzidos por esta sociedade, e, portanto, apresenta demandas à escola e à universidade que não são possíveis de soluções sem que novos paradigmas políticos e educacionais sejam criados, assim como, sem que sejam realizadas reformas educacionais, políticas e sociais.

2. OBJETIVOS:

* Promover debates interdisciplinares e interinstitucionais sobre Ensino de Historia no Brasil, Reforma Curricular e Política Educacional.
* Construir um espaço permanente de diálogo e trocas de experiências sobre ensino e práticas educacionais entre universidade e escola.
* Divulgar pesquisas e projetos realizados por estudantes e professores do curso de Historia e de outros centros educacionais sobre ensino de Historia, currículo, memória, cultura escolar e outros projetos.
* Consolidar o Laboratório e o Grupo de Estudos de Ensino de Historia da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
* Dialogar com outros grupos e núcleos de ensino, estudo e pesquisa.

3. PÚBLICO ALVO:

* Estudantes e Professores do Curso de Historia e de outras Licenciaturas da Universidade Estadual Vale do Acaraú e de outras instituições de ensino superior;
* Professores e alunos de Historia da rede pública e privada;
* Gestores e outros profissionais de Escolas Publicas e Privadas;
* Pesquisadores e demais promotores de Ensino e Pesquisa.
* Outros interessados da sociedade civil.

4. METODOLOGIA:

Pretende-se oportunizar reflexões criticas sobre a relação das Políticas Educacionais com o Ensino de Historia e a cultura escolar, alem de contribuir com a reflexão sobre mudanças curriculares e paradigmáticas no campo do ensino e das práticas educacionais, proporcionando ainda a divulgação de pesquisas, projetos e experiências de ensino aprendizagem de estudantes e professores.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PROGRAMAÇÃO

Clique na imagem para ampliá-la.

Um comentário: