Como parte da programação da VII Semana de Historia da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, que tem como tema O ENSINO DE HISTÓRIA EM DEBATE, que acontecerá de 09 a 13/11/2009 promovida pelo Curso de Historia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, o Grupo de Estudos de Ensino de História estará realizando oficinas de História e Cinema em escolas de Ensino Fundamental e Médio situadas na cidade de Sobral – Ceará. O objetivo destas oficinas é pôr em evidência o Ensino de Historia, promovendo debates sobre Historia, Cultura e Memória, através da exibição e reflexão de filmes e documentários de interesse da comunidade escolar.
2. OBJETIVOS:
A. Contribuir com a formação de estudantes da escola básica de modo inter e transdisciplinar, ao relacionar o ensino de Historia com temas do cotidiano escolar e familiar, ou da vivencia na rua, no bairro, na cidade.
B. Estreitar relações com a escola levando o conhecimento histórico produzido na universidade às escolas, de modo a promover a interação entre ensino, pesquisa e interesse social;
C. Consolidar o laboratório e o grupo de estudos de ensino de historia.
· Estudantes e professores do Curso de Historia e de outras licenciaturas da Universidade Estadual Vale do Acaraú;
· Estudantes e professores de Historia de Escolas Públicas e Privadas da cidade de Sobral e cidades circunvizinhas a esta;
· Gestores e demais interessados da área educacional;
· Comunidade escolar e sociedade civil;
4. OFICINAS
4.1: Escola de Ensino Fundamental e Médio Ministro Jarbas Passarinho (Bairro JUNCO)
OFICINA: Filme Em Defesa da Honra (direção de Bill Duke) dia 11/11/2009 – 14h.
4.2: Escola de Ensino Fundamental e Médio Sinhá Sabóia (Bairro Dom Expedito)
OFICINA: Documentário Além do Rio: Memórias de nossas Vidas, dia 12/11/2009 14h.
5. METODOLOGIA
É importante esclarecer que as escolas foram escolhidas por proximidade com o Campus do Junco onde se situa o Centro de Humanidades, e, portanto, o Departamento de Historia, e por afinidade. Isto porque um dos professores do Grupo de Estudos de Ensino de Historia é morador do bairro Dom Expedito onde se situa uma das escolas.
A escolha das oficinas seguiu os seguintes critérios:
- Foram realizadas reuniões com diretores, coordenadores e professores de historia das escolas para saber se havia interesse nas oficinas e quais temas poderiam ser abordados. Diferentes temas foram sugeridos de acordo com as necessidades de cada espaço escolar, o que foi acatado. Tendo em mãos as propostas, a segunda etapa constou de escolher, assistir e estudar os melhores vídeos e documentários para a execução das oficinas.
I. FILME EM DEFESA DA HONRA
A Escola Jarbas Passarinho estará realizando em novembro na ocasião das comemorações da Semana da Consciência Negra, atividades relacionadas com o tema e, deste modo, solicitou-nos que trabalhássemos um filme que discutisse a historia e cultura negra, discriminação racial ou algo correlacionado.
Optamos pelo filme Em Defesa da Honra porque consta apenas de 99 minutos, mas que consegue resumir temas como luta por direitos humanos e sociais, eugenismo, e discriminação social, sem contar que o filme também aborda o desafio à lei através da luta armada da Ku Klux Klan contra a comunidade afro-americana de Bogalusa, Louisiana – Estados Unidos, quando esta para se defender dos ataques dessa organização e defender seus direitos, também se arma. Acreditamos que além da questão da luta por direitos civis, da historia, cultura e memória dos afro-descendentes do Brasil e do Mundo ocidental, também possamos abordar o tema da violência urbana em Sobral Ceará.
II. DOCUMENTÁRIO: ALEM DO RIO: MEMÓRIAS DE NOSSAS VIDAS
A escolha desse documentário se deu pela necessidade que a escola apresentou em trabalhar a historia local, notadamente do bairro dom Expedito onde esta se situa. O documentário trata de entrevistas com moradores mais velhos da comunidade. Nessas entrevistas aspectos do cotidiano são valorizados: o trabalho, as relações familiares, a relação com o lugar, assim como podemos perceber o sentimento de pertencimento e de historicidade, (re) construído cotidianamente através das lutas, de sabores e dissabores dos moradores da comunidade.
Vale ressaltar que o documentário se trata de uma iniciativa de algumas lideranças comunitárias, quando foram movidas pela vontade de conhecer suas origens e entender como suas lutas cotidianas podem ser valorizadas na compreensão da própria vida em comunidade. São depoimentos orais dispostos a reconstruir o bairro, seus sentidos, (re) valorizando-o e (re) valorizando-se enquanto moradores e membros de uma coletividade. Os depoimentos trazidos nesse documentário trazem vozes do passado no presente; configurando muito mais um ato de lembrar, mas também um ato político, social e cultural. Uma tentativa de construção de identidades e preservação de memórias, contra o “ácido corrosivo” do esquecimento.
6. COORDENAÇÃO:
Prof. Igor Alves Moreira
Profª. Maria Antonia Veiga Adrião
7. BIBLIOGRAFIA
BITTENCOURT, Circe. (org.) Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto,1987
-----. Ensino de História: fundamentos e métodos. S. Paulo: Cortez, 2004.
FONSECA, Selva G. Caminhos da História Ensinada. 3ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.
-----. Didática e Prática de Ensino de História. São Paulo: Papirus, 2003.
FERRO, Marc. A Manipulação da História no Ensino e nos Meios de Comunicação. 2ª ed. São Paulo: Ibrasa, 1983.
------., A História Vigiada. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
SILVA, Marcos da.(org.) Repensando a História. 6ªed. São Paulo: Marco Zero,
------., História: O prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.
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